HOME Notícias

Notícias

Informe-se sobre as atividades do SSOV!

Padre Romeu celebrou sua primeira missa
Salesiano Romeu Dias é ordenado sacerdote

No último dia 16 de dezembro, a Inspetoria São João Bosco ganhou um novo sacerdote: o salesiano Romeu do Nascimento Dias. Ele foi ordenado presbítero durante uma Solene Celebração Eucarística, realizada na matriz da Paróquia São Francisco de Assis, em Barra de São Francisco-ES, sua cidade natal.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de São Mateus-ES, dom Paulo Bosi Dal’bó. Estiveram presentes cerca de 1500 pessoas: vários salesianos, padres diocesanos, religiosos, seminaristas, vocacionados, parentes e amigos do novo padre de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

A Primeira Missa do padre Romeu foi celebrada no dia 17 de dezembro, às 8h, também na matriz da Paróquia de São Francisco de Assis.

Tríduo e Jornada Missionária

Em preparação para a ordenação, foi realizado um tríduo vocacional. O 1º dia foi celebrado na Comunidade Santa Clara, com missa presidida pelo Pe. José Ricardo Mole; o 2º dia, na Comunidade Sagrada Família, com Celebração Eucarística presidida pelo Pe. José Paulino Godoy; e o 3º dia, na Comunidade São João Bosco, com Missa presidida pelo inspetor da ISJB, Pe. Orestes Fistarol.

Outro evento preparatório, foi a Jornada Missionária, que contou com uma formação no período da manhã e Oratório Festivo na parte da tarde, nas comunidades: Santa Clara e São João Bosco. Estiveram presentes 10 jovens que fazem parte do Grupo Missionário da presença salesiana de Vitória. Além dos oratórios eles fizeram visitas em casa de enfermos.

Depoimento

Leia o depoimento do padre Romeu, em que ele relata a descoberta de sua vocação, sua trajetória na ISJB e significado desta ordenação sacerdotal:

“Sou de família católica, meus pais, João Batista e Mariangélica, são casados há 31 anos. Tenho uma irmã mais velha que se chama Isabelli. Minha família é muito religiosa, e desde criança fui educado na fé cristã católica. Vim de uma paróquia marcada fortemente pelo movimento de CEB’s (Comunidade Eclesial de Base), e, além disso, eu e minha família participávamos do movimento RCC (Renovação Carismática Católica), foi justamente nesse contexto que me senti chamado por Deus. Desde pequeno sentia uma admiração muito grande com o trabalho desempenhado pelos padres, e isso se juntou com dois sonhos que eu tinha, o primeiro de ser professor e o segundo de transformar o mundo, de “gastar” a minha vida por essa causa.

Com o passar dos anos fui amadurecendo e discernindo a tal pergunta “o que você vai ser quando você crescer?”. A confusão era tamanha, ao mesmo tempo eu queria ser engenheiro, professor, padre… Dúvidas naturais que vão surgindo na cabeça de um adolescente, porém uma coisa era certa, eu queria doar, gastar a minha vida com uma causa maior, ou seja, com a construção de um mundo melhor.

Eu participava de um grupo de jovens, fazíamos missão nas periferias, visitávamos doentes, evangelizávamos nas praças. Além disso, eu participava de um ministério de música, animávamos as celebrações eucarísticas, fazíamos apresentações nas comunidades, sobretudo nas festas do padroeiro. A descoberta de minha vocação foi um processo, nutrido de muita oração, conversas, trabalhos pastorais e acompanhamentos até o momento em que “eu me deixei seduzir pelo Senhor da vida” (cf. Jr 20,7).

Vários foram os encontros vocacionais na diocese de São Mateus, diocese na qual eu fazia parte, e em outras congregações, dentre elas os Salesianos de Dom Bosco. Foi exatamente nessa congregação que me senti chamado por Deus a realizar a minha vocação e a “oferecer-me totalmente a Ele” (cf. Fórmula da Profissão Religiosa). Aqui eu consegui dar um novo significado aos meus dois sonhos e torna-los realidade, ou seja, sou um religioso educador e faço parte de uma missão capaz de transformar a sociedade e o mundo juvenil.  Em Jesus Cristo é onde busco forças e ajuda para ser um bom salesiano, e em Dom Bosco é onde encontro um grande exemplo de seguimento a Jesus Cristo, no qual trilhou um caminho de santidade e soube responder os anseios da juventude de sua época.