HOME Notícias

Notícias

Informe-se sobre as atividades do SSOV!

Adolescentes participaram da Convivência Vocacional em Barbacena - MG
Comunidade Salesiana do Noviciado Sagrado Coração de Jesus acolhe a Convivência Vocacional

Fonte: Padre José Ricado Mole

Entre os dias 17 e 19 de agosto, a Comunidade Salesiana do Noviciado Sagrado Coração de Jesus, em Barbacena – MG, acolheu a Convivência Vocacional com a presença de nove adolescentes, dos quais oito provenientes do estado de Minas Gerais e dois do estado do Rio de Janeiro. O tema do encontro foi a dimensão comunitária da vocação salesiana, com o lema bíblico “avancem para as águas mais profundas e lancem as redes para a pesca” (Lc 5,4).

Na sexta-feira, 17, o encontro iniciou oficialmente com a Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. José Ricardo Mole, delegado para a Pastoral Juvenil e Animação Vocacional da ISJB. O sábado, 18, pela manhã, foi dedicado à oração. Depois de participarem da oração das Laudes e da Eucaristia com a Comunidade Salesiana, os adolescentes e jovens vivenciaram um momento intenso de retiro, podendo meditar sobre o tema bíblico, utilizando o método da Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina). A parte da tarde foi dedicada à pastoral. Juntamente com os Salesianos e Noviços, os vocacionados vivenciaram a experiência original de Dom Bosco no Oratório Festivo São Domingos Sávio, atuando como educadores voluntários com o contato direto com os destinatários preferências da missão salesiana. Ainda no sábado à noite a atividade pastoral continuou. Desta vez, a presença dos vocacionados se deu no grupo de jovens, ajudando a animar uma divertida gincana de abertura do semestre.

O Domingo, 19, de manhã, foi marcado pela oração das Laudes celebrada com os Salesianos e Noviços e pela Celebração Eucarística junto com a comunidade local. A última parte do encontro foi dedicada à elaboração do projeto pessoal de vida através da reflexão sobre as aptidões pessoais e resistências que ajudam ou atrapalham a avançar para as águas mais profundas em relação à própria vocação. A convivência vocacional encerrou-se com o almoço na Comunidade.