HOME Notícias

Notícias

Informe-se sobre as atividades do SSOV!

24 de janeiro - Dia de São Francisco de Sales
11 curiosidades sobre São Francisco de Sales

Conheça alguns fatos da vida do padroeiro da Família Salesiana e fonte de inspiração para Dom Bosco

Texto: Isabella Almeida com contribuições do Pe. Vicente de Paula Gonçalves

No dia 24 de janeiro, celebramos o Dia de São Francisco de Sales, padroeiro da Família Salesiana. Reconhecido por sua humildade, gentileza no tratamento com as pessoas e habilidade com as palavras, ele foi fonte de inspiração para Dom Bosco, que o escolheu para dar nome a sua Congregação.

São Francisco de Sales viveu apenas 56 anos, tempo suficiente para construir uma história de devoção e serventia aos projetos de Deus, que se mantém viva quase 400 anos após sua morte.

Conheça algumas curiosidades sobre o Santo: 

Cidadão de Saboia

Francisco nasceu em 1567, no Castelo de Sales, na Saboia. Na época, o território era um país independente, que atualmente não existe mais. Nos dias atuais, a região pertence à França, Itália e Suíça.

São Francisco de Assis

A escolha do nome do filho primogênito dos Barões de Boisy, como eram conhecidos os pais do Santo, não foi aleatória e sim devida à devoção da família a São Francisco de Assis, que se tornou o exemplo de vida para Francisco de Sales.

Doutor em Direito e Doutor da Igreja

Homem culto e estudioso, aos 24 anos doutorou-se em Direito, na Universidade de Pádua, na Itália, mas optou pelo sacerdócio, tornando-se bispo de Genebra. Em 1877, foi declarado Doutor da Igreja, pelo Papa Pio IX.

Sabedoria e lição

Certa vez, impôs a um fiel como penitência por fofoca que depenasse muitas galinhas e espalhasse as penas pela cidade. Após cumprir o que foi dito, o penitente o procurou e perguntou o que deveria fazer então. São Francisco disse: “Agora, vá e recolha todas as penas”. Após o fiel falar da impossibilidade de cumprir a orientação, ele concluiu: “Também é impossível recolher os cacos da família que você destruiu”.

Ordem da Visitação

Desejava criar uma congregação em que as religiosas não vivessem enclausuradas ou usassem abito, o que não foi aceito pela Igreja da época. Então, em 1610, com a Santa Joana de Chantal, fundou a Ordem da Visitação de Santa Maria, de clausura monástica. Anos mais tarde, seu amigo São Vicente de Paulo, inspirando-se em seu desejo, fundou a Congregação das Filhas da Caridade.

Corpo incorrupto

Faleceu em 1622 e seu corpo foi enterrado na igreja do Mosteiro da Visitação, em Annecy, na França, no dia 24 de janeiro de 1623. Dez anos após sua morte, seu corpo foi exumado e encontrado incorrupto, sem os sinais de decomposição.

Beatificação na Basílica de São Pedro

Foi beatificado em 1661, pelo papa Alexandre VII, em uma celebração histórica. Sua beatificação foi a primeira realizada na Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália. Quatro anos mais tarde, foi declarado Santo da Igreja Católica pelo mesmo Papa.

Santo Padroeiro

Além de padroeiro da Família Salesiana, São Francisco de Sales é reconhecido pela Igreja como o padroeiro dos jornalistas e escritores, devido a sua afinidade com as palavras e à produção de diversos folhetos e livros como instrumentos de evangelização.

Santo Escritor

Escreveu diversas obras, sendo as mais famosas: a Introdução à Vida Devota e o Tratado do Amor de Deus, em que escreveu sua celebre frase “A medida do amor é amar sem medida”. Seus livros foram difundidos ao longo dos anos e são publicados ainda nos dias atuais.

Padroeiro dos de difícil audição

A comunicação estava na essência de São Francisco de Sales. Em uma ocasião, ao acolher um jovem com dificuldade de audição, ele criou uma linguagem de símbolos para que pudessem se comunicar. O que lhe rendeu mais um título: o de padroeiro dos de difícil audição.

Oblatos de São Francisco de Sales

Além dos salesianos, é inspiração para outra Congregação, a Oblatos de São Francisco de Sales, fundada em 1875, pelo padre Luiz Brisson, dedicada à divulgação de sua obra. No Brasil, está presente no Rio Grande do Sul.

 

Para a Família Salesiana, a vida de São Francisco de Sales é exemplo de disciplina e dedicação, além de ser a prova concreta de que a santidade está em ações simples, mas profundas.

Oração a São Francisco de Sales

“Glorioso São Francisco de Sales, vosso nome carrega a doçura do coração mais aflito, suas obras exalam a seleta piedade, sua vida foi um sacrifício contínuo de amor perfeito cheio de sabor real para as coisas espirituais, abandono generoso e amoroso à vontade divina. Ensina-me a humildade interior e a doçura exterior e a imitação de todas as virtudes que tens sabido imitar dos Corações de Jesus e Maria. Amém!”.